ACES

Minha foto
A Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas é a entidade de máxima representação dos estudantes do ensino básico no Ceará. Desde o seu congresso de fundação ocorrido em 21 de junho de 2008 está presente nas principais lutas de nosso estado. É no estado a entidade representativa dos estudantes reconhecida pela UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Todos tem direitos?


Há anos que nós dos movimentos sociais não precisamos de “colinha” ao fazermos nossas intervenções, o que o povo precisa está a nossa frente em todo lugar, queremos mais saúde, educação de qualidade, saneamento básico e outras inúmeras pautas regionais e nacionais.
Observando ao pé da letra, queremos fazer valer a nossa constituição, que durante toda história é desrespeitada pelo atual sistema político que vivemos.
Todos nós somos iguais perante a lei, mesmo assim é preciso aprovar PLs que garantem a liberdade religiosa, criminalizem a homofobia, aprovem o casamento igualitário. É preciso que tenha a lei Maria da Penha para assegurar a integridade das nossas mulheres, que haja pressão para que tenhamos equidade salarial entre homens e mulheres que desempenham a mesma função, mas do que nunca é necessário que os movimentos sociais  estejam em alerta para que tudo isso não seja também desrespeitado.
“Todos temos direito a educação”, mas ainda hoje nos sertões vemos crianças trabalhando na roça com as mãos já calejadas enquanto seus poucos colegas andam quilômetros para ter aula debaixo de uma árvore com umx professorx voluntário que nem graduadx é. Foi preciso ir as ruas por mais investimentos, eleger um operário à presidência da republica para que mais de 90% das nossas crianças estejam nas escolas.
Para dobrar o numero de vagas nas universidades enfrentamos os barões da educação, que hoje já não vendem tão bem sua “chave mágica” que passa no vestibular, porque o ENEM aos poucos paga a impagável divida histórica que temos com os filhos dos trabalhadores, que desde que Brasil é Brasil são excluídos do sistema educacional.
Hoje cantamos alto e com lágrimas nos olhos que o “filho do pedreiro vai poder virar doutro” e os sorrisos das mães, pais e estudantes, que tem uma nova perspectiva de vida, fazem valer a pena cada texto lido, cada passeata, todas as salas de aula passadas durante as várias mobilizações, as vezes que viajamos sem dinheiro, enfrentamos as idéias e as maquinas da elite conservadora, tudo vale a pena quando a vitória vem para o povo.
Todo tem direito de ir e vir? E diariamente por todo país vemos as lutas que são travadas contra o aumento da tarifa do transporte, estudantes e trabalhadores apanham e são presos, tudo isso pra manter o lucro dos grandes empresários que tomam conta do transporte público. Não é uma contradição?
Mas afinal, o que tudo isso quer dizer?
Prendemos is agressores, educamos o filho do trabalhador e casamos quem tem amor, não estaria tudo perfeito?
Não! Ainda temos muito a avançar e um inimigo a ser enfrentado, aquele que diz que a mulher tem que ser submissa ao homem e perpetua todos os valores machistas e homofobicos, que o gay é a piada (a diversão da madame), diz também que o negro (favelado) é o encanador e a negra a domestica e é para ser feliz. Você sabe quem é esse inimigo?
Não?! São aqueles que marginalizam os que vão as ruas por melhorias para o país, que esquecem a voz das comunidades, distorcem a realidade e violam as mentes das nossas crianças impondo padrões de beleza photoshopados.
São para esses que agora vamos as ruas, as escolas, a base com uma “colinha” de 12 páginas que se chama Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social e Eletrônica e pretende regulamentar o capitulo 5 da nossa constituição, acabar com os monopólios da comunicação, abrir concessões para as TVs e rádios comunitárias e não permitirá que seja exibido qualquer conteúdo de cunho machista, racista ou homofobico.
É através dessa “colinha” que vamos botar no ar toda a diversidade do povo brasileiro, que lutou e luta por um Brasil dos nossos sonhos.

Por Brenna Carvalho 

Nenhum comentário: