ACES

Minha foto
A Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas é a entidade de máxima representação dos estudantes do ensino básico no Ceará. Desde o seu congresso de fundação ocorrido em 21 de junho de 2008 está presente nas principais lutas de nosso estado. É no estado a entidade representativa dos estudantes reconhecida pela UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Posse da Diretoria da ACES agita o Centro de Fortaleza

Na última semana aconteceu o ato de posse de Brenna Carvalho e da nova diretoria da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES). Entre falas de convidados e um inesperado mergulho da moçada no chafariz ao centro da praça, irreverência e disposição marcaram a posse da entidade.

A atividade foi realizada na Praça do BNB, em frente ao prédio da Justiça Federal, no centro de Fortaleza. O local não foi escolhido à toa. Lá, os estudantes aproveitaram para fazer um protesto em defesa do ENEM, que consideram ser “perseguido” pelo Procurador da República Oscar Costa Filho.

Participaram da posse da nova diretoria da ACES representantes de diversas entidades, dentre elas UNE, UBES, UNEFORT, UMES de Potiretama, UMES de Itapipoca, UMES de Jijoca, grêmios estudantis de diversas escolas e professores.

Opinião

Em seu discurso de posse Brenna falou da responsabilidade que é assumir a presidência da ACES e ressaltou a importância de se democratizar o acesso à universidade no Ceará. “A UFC foi uma das universidades mais procuradas do país, porque não existe nenhuma política afirmativa para o ingresso de jovens oriundos das escolas pública ou jovens negros. Aprovar as cotas na UFC e demais universidades públicas cearenses deve ser uma luta tocada pela ACES e por todos estudantes secundaristas”, enfatiza Brenna.

Ivo Braga, diretor da UNE e ex-presidente da ACES, destacou seu entusiasmo de ver a entidade crescendo e organizando as lutas dos estudantes cearenses. “2012 é o ano para radicalizarmos o acesso às universidades cearenses, é hora de garantir oportunidade aos negros, mulheres e homossexuais. Essa é a geração dos 10% do PIB e dos 50% do Pré-Sal para Educação e é a geração que vai pintar a universidade de povo”.

Bandeiras

A nova diretoria da ACES tem como objetivos principais para essa gestão apoiar o investimento de 10% do PIB e 50% do Pré-Sal para Educação; democratizar o acesso ao ensino superior no Ceará; defender intransigentemente a meia-entrada estudantil; lutar pela expansão do ensino técnico acompanhando inclusive o PRONATEC; aumentar a articulação da ACES em todo o estado do Ceará.

Discurso de posse Brenna Carvalho:

Fala de Ivo Braga diretor da UNE:

Da redação,

Nenhum comentário: