ACES

Minha foto
A Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas é a entidade de máxima representação dos estudantes do ensino básico no Ceará. Desde o seu congresso de fundação ocorrido em 21 de junho de 2008 está presente nas principais lutas de nosso estado. É no estado a entidade representativa dos estudantes reconhecida pela UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nota de apoio aos Estudantes da EEM Prof. Otávio Terceiro de Farias


POR DEMOCRACIA E RESPEITO NAS ESCOLAS!

Nota de apoio aos Estudantes da EEM Otávio Terceiro de Farias

“Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis...”
(Legião Urbana)

A escola pública deve ser um espaço agradável, livre de preconceitos e, acima de tudo, democrático. Mas não é esta a realidade encontrada em muitos ambientes escolares no Ceará e no Brasil inteiro. Ao entrar em diversas escolas nos deparamos com situações que fazem do ambiente, ao invés de um espaço de transformação e aprendizado, um mero espelho da realidade social na qual infelizmente vivemos. Vemos prédios cheios de grades que mais se parecem com prisões, estudantes tratados como presidiários cercados por “regras disciplinares” e gestores, que mais parecem carcereiros, abusando de autoritarismo com seus “subordinados”.

Apesar disso tudo, sabemos que nas salas de aula existem muitos professores comprometidos de fato com a educação e muitos estudantes ansiosos por conhecimento que não se conformam com esta realidade e agem na tentativa de modificá-la. É isto que tem acontecido na EEM Professor Otávio Terceiro de Farias, onde estudantes mobilizaram-se em defesa da democracia na escola e contra um núcleo gestor desrespeitoso e autoritário. Os estudantes foram às ruas e, durante vários dias, ficaram fora das salas de aula em protesto contra a postura do núcleo gestor. Mostrando sua determinação e grande capacidade de mobilização, conquistaram a solidariedade de alguns professores que realmente amam o que fazem e se preocupam com a escola.

Hoje, com o afastamento do núcleo gestor e a intervenção da SEDUC e SEFOR, os estudantes dão uma aula de protagonismo e reafirmam a força do Movimento Estudantil. Este exemplo serve para os estudantes que ainda convivem com ditadores, ao invés de diretores, em várias escolas no Ceará. Serve também para aqueles gestores que pensam serem donos das escolas e insistem em reinar com mão-de-ferro.

Seguiremos “derrubando reis”, em prol do Respeito e da Democracia nas escolas!


Assinam esta nota:
ACES - Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas
UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
Grêmios Estudantis afiliados

Nenhum comentário: