No que depender do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, a instituição irá adotar, “na íntegra”, o novo modelo de vestibular proposto pelo Ministério da Educação (MEC). Mas a mudança só deve ocorrer no processo seletivo para 2011.
A intenção do reitor é substituir as tradicionais provas objetiva e discursiva por um único exame, que será uma espécie de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “melhorado”. O assunto, que ainda gera muitas dúvidas, foi tema do Programa Grande Debate, exibido ontem na TV O POVO.
Além do reitor, participaram do debate o diretor superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante; o presidente da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (Aces), Ivo Braga; e o diretor do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFC, Witor Hugo Guedes.
Durante o programa, o reitor explicou que a universidade não irá alterar o processo seletivo de 2010 porque é “tradição realizar mudanças somente no vestibular do ano seguinte.”
O educador Tales de Sá Cavalcante declarou que aprova o modelo de prova que o MEC está propondo para todas as universidades federais, mas disse que a faculdade particular que ele dirige não irá adotá-lo.
O MEC propõe uma prova única, de 200 questões, que irá cobrar menos conteúdo e mais questões de raciocínio. O representante do DCE, Witor Hugo, disse que os estudantes ainda irão avaliar a proposta do MEC para definir qual a posição do grupo.
Fonte: http://www.opovo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário