UBES E ACES iniciaram nesta semana uma grande atividade de visita as escolas e aos grêmios estudantis, a “blitz do grêmio livre”, que tem como objetivo reafirmar a importância da existência do grêmio estudantil fomentando a participação dos estudantes no movimento estudantil. A primeira escola visitada foi a Escola Estadual de Ensino Profissional José de Barcelos, no bairro de Messejana. “Os estudantes sentiram-se instigados a participar!”, afirmou a estudante Brenna Carvalho, que milita na UBES/ACES e colaborou com a blitz. A diretora do grêmio estudantil ”Na ação”, Fernanda Almeida, achou importante a iniciativa das entidades: “Os estudantes passam a conhecer os seus diretos e ter uma consciência crítica”, disse ela. O presidente da ACES, Israel Balaio frisou que “esta atividade contribui para o fortalecimento do Movimento Estudantil Secundarista no Estado”.
De sala em sala, e no pátio durante o intervalo, os diretores da UBES e da ACES abordaram diversos assuntos como a importância dos investimentos em educação (10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal) e o novo PNE como plano decisivo para a mudança e melhoria no modelo de educação brasileira.
Para Vinicius França, diretor da UBES no estado, a presença das entidades nas escolas é muito importante: “Os estudantes precisam saber quem os representam e o que está sendo debatido. Por isso nada melhor que o contato, olho no olho, em sala de aula”.
A blitz continua até o dia 27 maio e alcançará mais de 7 000 estudantes de Fortaleza.