ACES

Minha foto
A Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas é a entidade de máxima representação dos estudantes do ensino básico no Ceará. Desde o seu congresso de fundação ocorrido em 21 de junho de 2008 está presente nas principais lutas de nosso estado. É no estado a entidade representativa dos estudantes reconhecida pela UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

UMESC - Canindé. Reconstruída!


Na noite de ontem(20), aconteceu o congresso de reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Canindé – UMESC. E foi por volta das 18h em que o movimento estudantil canideense começou a escrever as novas páginas da política estudantil da cidade, num congresso em que estavam presentes alunos de todas as escolas estaduais.

O debate transcorreu acerca da necessidade da reconstrução da entidade representativa dos estudantes de Canindé, haja vista a trajetória de lutas da entidade no passado recente da cidade. Falou-se também da necessidade de fortalecer a rede do movimento estudantil, de participar das campanhas da ACES pela reserva de vagas nas universidades estaduais e das campanhas da UBES como pelo fim do vestibular e contra a redução da maior idade penal.

Ao final do debate sobre o movimento estudantil iniciou-se a formação das chapas que disputariam a nova diretoria da UMESC. Foram formadas duas chapas, a primeira, JUVENTUDE EM AÇÃO, e a segunda, RECONSTRUINDO A FORÇA ESTUDANTIL. O processo de votação se deu dentro da normalidade e foi feita a apuração dos votos. Com 62,5% dos votos foi eleita a chapa JUVENTUDE EM AÇÃO, encabeçada Gabriel Ribeiro, estudante do Colégio Estadual Paulo Sarasate.

Para Gabriel, presidente eleito, “a primeira ação da UMESC nesse novo período é trabalhar incessantemente no fortalecimento dos grêmios estudantis do município de Canindé”, para ele “em Canindé deve haver um grêmio em cada escola e a UMESC será a principal responsável por isso entre os estudantes canideenses”.

O 1° Secretário da ACES, Adylson Galdino, que estava presente ao congresso, destacou a participação da juventude no importante momento para o município, para ele “a reconstrução da UMESC será um marco positivo no movimento estudantil de Canindé, que com a iniciativa se alinha a várias cidades do estado que vêm reconstruindo suas entidades municipais”.

Já para a diretora de Assuntos Estudantis da ACES, Patrícia Saraiva, “a UMESC será o grande instrumento de lutas dos estudantes de Canindé e a ACES estará ao lado da juventude canindeense para construir lutas importantes como a da reserva de vagas e a do fim do vestibular”.

No encerramento do congresso foi dada a posse da nova diretoria da UMESC pelo Presidente da ACES e diretor da UBES no Ceará, Ivo Braga, que colocou “a ACES a disposição para trabalhar lado a lado com a UMESC no movimento estudantil da cidade e no debate junto aos grêmios estudantis”, pois para ele, “somente com o movimento estudantil organizado a juventude terá força suficiente para construir um novo Canindé, um novo Ceará e quem sabe até um novo Brasil, mais justo e com oportunidades para todos”.

Da Redação

Um comentário:

Anônimo disse...

A UJS Canindpe agradece a presença dos companheiros de luta da ACES e aguarda novas visitas, por a revolução apenas começou!Ivo, Adilson e Patricia valeu pela força!