ACES

Minha foto
A Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas é a entidade de máxima representação dos estudantes do ensino básico no Ceará. Desde o seu congresso de fundação ocorrido em 21 de junho de 2008 está presente nas principais lutas de nosso estado. É no estado a entidade representativa dos estudantes reconhecida pela UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

sábado, 28 de março de 2009

Deputados debatem aprovação de cotas para universidades estaduais


A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa realizou, nesta sexta-feira (27/03), audiência publica para debater a política de cotas para as universidades estaduais. O presidente da Comissão, deputado Artur Bruno (PT), apresentou o projeto, de sua autoria, em parceria com o deputado Dedé Teixeira (PT), que prevê reserva de 50% das vagas em universidades do Estado para alunos da escola pública e para indígenas, negros e pardos e carentes.

Bruno destacou que várias instituições, estaduais e federais de ensino superior já têm cotas e destacou a necessidade de ampliar o debate. Ele citou dados do vestibular de 2009 e disse que apenas 26% dos aprovados na Universidade Federal do Ceará (UFC) são da escola pública, embora 86% dos estudantes que terminaram o ensino médio venham da rede estadual.

Dedé Teixeira lembrou que a Câmara Federal aprovou uma proposta de cotas para as universidades federais, que agora tramita no Senado Federal e que ele próprio, apresentou projeto de emenda à Constituição Estadual (PEC). O parlamentar ressaltou que devem ser lembradas também, no sistema de cotas, as minorias raciais e defendeu uma ampla mobilização em defesa da questão.

O reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Plácido Cidade Nuvens, destacou que “as instituições superiores precisam ter responsabilidade de garantir e ampliar a qualidade” e lembrou que um dos pró-reitores da Urca é um jovem africano, que estudou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por meio de um sistema de cotas.

A coordenadora de Educação Superior da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece), Socorro Osterne, destacou que “a política de cotas deve ter prazo e garantir condições de permanência e qualidade, que possibilitem que os alunos entrem e sejam bem formados”.

O pró-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), João Carlos Cardoso, concordou com a necessidade de apoio ao estudante, por conta da carência, e ressaltou que é “preciso mudar a mentalidade geral de que os estudantes beneficiados pelas cotas não têm mérito”. O vereador Guilherme Sampaio (PT) defendeu o projeto dos deputados Bruno e Dedé Teixeira e disse que vai apresentar uma moção de apoio à proposta na Câmara Municipal de Fortaleza.

Também participaram do debate o vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia (PT), vereadores de vários outros municípios, o advogado André Costa, que analisa o projeto de cotas na OAB/CE; a assessora da Secretaria de Educação Básica do Estado (Seduc), Cristiane Holanda, os diretores da União Nacional dos Estudantes (UNE), Rudney de Souza; e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Wagner dos Santos; o diretor do Sindicato dos Servidores (Mova-se) e da CUT, Anízio Melo; e diversas lideranças estudantis e sindicais, que lotaram o Plenário 13 de Maio.

Fonte:www.al.ce.gov.br

quarta-feira, 25 de março de 2009

Universidade Pública: É pra lá que eu vou!

Chegou a hora de democratizar a Universidade! Estamos cansados de que a universidade pública seja um espaço inalcançável para os estudantes das escolas públicas, especialmente aqueles negros, pardos e índios. Queremos mudar o Brasil e para isso precisamos mudar a cara da universidade. Portanto, Reserva de Vagas Já! Esse é o grito do momento.

Vivemos um momento muito promissor para os estudantes brasileiros e para o movimento estudantil, recentemente recebemos na sede histórica da UBES e da UNE a visita do presidente Lula onde ele assinou a OS (Ordem de Serviço) responsabilizando o Estado brasileiro pela reconstrução da ‘Casa do Poder Jovem’ a sede das entidades estudantis, temos em tramitação no Senado Federal o projeto de lei que fala da reserva de vagas nas universidades públicas federais, e agora temos também aqui no Ceará, tramitando na nossa Assembléia Legislativa, um projeto que fala da reserva de vagas nas três universidades públicas estaduais (UECE, UVA e URCA).

Para que esses projetos possam ser aprovados e sair do papel, precisamos de muita mobilização junto aos parlamentares e mais do que isso, precisamos de muita gente na rua! Pois, assim como os estudantes brasileiros derrubaram a ditadura militar, o Fernando Collor e conquistaram a meia passagem, podemos também conquistar agora a reserva de vagas nas universidades públicas. Cabe a nós apenas ir à luta pelo nosso direito de entrar na universidade.

A nossa luta está apenas começando, e temos a consciência de que a batalha não será ganha facilmente, mas esse ano deve ficar marcado na história do Ceará, pelas nossas conquistas. Com muita gente na rua e muita pressão no parlamento cearense, temos certeza que teremos êxito na nossa campanha, e poderemos deixar esse legado à juventude cearense, a democratização do acesso à universidade pública!

A palavra de ordem é: Reserva de Vagas Já!

Eleição no Luiza de Teodoro Silva


Foi na tarde do dia 27 de fevereiro que conheci a animada galera da escola Luiza de Teodoro Silva, no município de Pacatuba. Naquela ocasião fomos à escola debater sobre a história do movimento estudantil e a importância do grêmio dentro do ambiente escolar, com a intenção de enriquecer a discussão acerca das eleições do grêmio estudantil que se aproximavam. O pátio da escola estava lotado e compuseram comigo a mesa, Andrerson Rafael, representando a UNE; Elyka Murielle, representante da Chapa 01; e Natane Nascimento, representante da Chapa 02.

O debate naquela tarde de sexta feira foi um sucesso e acirrou a disputa na eleição do grêmio, a moçada não poupou esforços na hora de passar nas salas de aula divulgando as propostas de suas chapas, a escola entrou em clima de eleição as conversar nos corredores não tinha outro tema a não ser a eleição do grêmio estudantil. As chapas estavam confiantes e prontas para o dia da eleição.Então o grande dia chegou, e junto com ele lá estava eu no Luiza de Teodoro Silva de novo. A eleição transcorreu com tranqüilidade e por volta das 16 horas o último aluno votou, a urna foi lacrada e a sala dos professores desocupada para que a comissão eleitoral pudesse fazer a contagem dos votos. O índice de votação foi expressivo, foram à urna 225 estudantes, cerca de 90% dos alunos da escola. Houve apenas 01(um) voto nulo, a Chapa 01 Força Jovem foi eleita com 173 votos, ficando a Chapa 02 com os outros 51 votos. A ata de eleição foi lavrada e assinada por todos os membros da Chapa vencedora, tendo sido empossados imediatamente para a gestão 2009/2011.

Logo após a notícia da vitória tivemos a primeira reunião da nova diretoria do grêmio estudantil da escola Luiza de Teodoro Silva com a participação da ACES, no momento foi reafirmado o compromisso dos gremistas com os estudantes da escola na construção de um ambiente escolar saudável e participativo, na construção das lutas estudantis no município e no estado, na realização de atividades sócio-culturais na escola, entre tantas outras.

Ficam aqui os sinceros parabéns a galera da Chapa 01 Força Jovem, em especial a agora presidente do Grêmio Elyka Murielle. Que seja construída uma gestão participativa e combativa dentro do grêmio estudantil. É muito importante que as ações do grêmio estejam de acordo com os interesses dos estudantes da escola e que seja feita de fato a luta política dentro do Luiza Teodoro. Para isso a ACES e a UBES estão à inteira disposição para voltar à Pacatuba. Agora é muita disposição para o trabalho que vem por aí!
‘Até a Vitória Sempre’