ACES

Minha foto
A Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas é a entidade de máxima representação dos estudantes do ensino básico no Ceará. Desde o seu congresso de fundação ocorrido em 21 de junho de 2008 está presente nas principais lutas de nosso estado. É no estado a entidade representativa dos estudantes reconhecida pela UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Che Guevara: presidente de honra da UBES

Durante as pesquisas do Projeto Memória da entidade "Sempre Jovem e Sexagenária", foram encontrados documentos em que Che aparece como presidente de honra da UBES

Veja aqui os documentos encontrados

Gritos de ordem, manifestações, mortes e repressão. A década de 60 foi caracterizada pela busca desenfreada de ideais. A força em prática de uma ideia. Paixões políticas e ideais de vida ou morte efervesciam na alma dos estudantes no mundo inteiro. As entidades estudantis viviam sob embate contra as repressões.

Em 1967, estudantes de todo o país se reuniram em Belo Horizonte para escolher a nova diretoria da UBES. O Congresso ocorreu na clandestindade, pois, as entidades estudantis não eram reconhecidas pelo governo durante a ditadura militar. No evento, Che Guevara foi eleito presidente de honra da UBES e Tibério Canuto, presidente eleito.

O Congresso, que não acontecia desde 1964, abriu espaço para que outros encontros viessem ainda na ditadura. Nas décadas de 50 e 60, Ernesto Guevara de la Sierna, mais conhecido por Che Guevara foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história.

Che já havia sido homenageado no Brasil, em 1963, pelo presidente João Goulart. Este foi um dos argumentos usados pelos militares para "combater o comunismo", que desencadeou o golpe militar em 64.

Nestes 60 anos de história o único presidente de honra da UBES é o líder revolucionário, isso significa que é um símbolo da entidade. "Che é a representação do que é a UBES, do que pensa a UBES", disse Raisa Marques, coordenadora de projetos de memória da entidade.

A entidade está organizando seu Projeto de Memórias e os documentos e histórias encontradas serão publicadas em um livro que será lançado no final deste ano.

"A história da UBES ainda é muito obscura, tanto é que esse fato só foi descoberto agora, 42 anos depois. É o primeiro passo para registrar os personagens secundaristas que marcaram a história no Brasil. Temos muito o que contar, o livro vai registrar várias histórias como essa", adianta Raisa.

Da Redação
Fonte: http://www.ubes.org.br/

quinta-feira, 21 de maio de 2009

UMESC - Canindé. Reconstruída!


Na noite de ontem(20), aconteceu o congresso de reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Canindé – UMESC. E foi por volta das 18h em que o movimento estudantil canideense começou a escrever as novas páginas da política estudantil da cidade, num congresso em que estavam presentes alunos de todas as escolas estaduais.

O debate transcorreu acerca da necessidade da reconstrução da entidade representativa dos estudantes de Canindé, haja vista a trajetória de lutas da entidade no passado recente da cidade. Falou-se também da necessidade de fortalecer a rede do movimento estudantil, de participar das campanhas da ACES pela reserva de vagas nas universidades estaduais e das campanhas da UBES como pelo fim do vestibular e contra a redução da maior idade penal.

Ao final do debate sobre o movimento estudantil iniciou-se a formação das chapas que disputariam a nova diretoria da UMESC. Foram formadas duas chapas, a primeira, JUVENTUDE EM AÇÃO, e a segunda, RECONSTRUINDO A FORÇA ESTUDANTIL. O processo de votação se deu dentro da normalidade e foi feita a apuração dos votos. Com 62,5% dos votos foi eleita a chapa JUVENTUDE EM AÇÃO, encabeçada Gabriel Ribeiro, estudante do Colégio Estadual Paulo Sarasate.

Para Gabriel, presidente eleito, “a primeira ação da UMESC nesse novo período é trabalhar incessantemente no fortalecimento dos grêmios estudantis do município de Canindé”, para ele “em Canindé deve haver um grêmio em cada escola e a UMESC será a principal responsável por isso entre os estudantes canideenses”.

O 1° Secretário da ACES, Adylson Galdino, que estava presente ao congresso, destacou a participação da juventude no importante momento para o município, para ele “a reconstrução da UMESC será um marco positivo no movimento estudantil de Canindé, que com a iniciativa se alinha a várias cidades do estado que vêm reconstruindo suas entidades municipais”.

Já para a diretora de Assuntos Estudantis da ACES, Patrícia Saraiva, “a UMESC será o grande instrumento de lutas dos estudantes de Canindé e a ACES estará ao lado da juventude canindeense para construir lutas importantes como a da reserva de vagas e a do fim do vestibular”.

No encerramento do congresso foi dada a posse da nova diretoria da UMESC pelo Presidente da ACES e diretor da UBES no Ceará, Ivo Braga, que colocou “a ACES a disposição para trabalhar lado a lado com a UMESC no movimento estudantil da cidade e no debate junto aos grêmios estudantis”, pois para ele, “somente com o movimento estudantil organizado a juventude terá força suficiente para construir um novo Canindé, um novo Ceará e quem sabe até um novo Brasil, mais justo e com oportunidades para todos”.

Da Redação